Bento Teixeira
A obra mais famosa deste escritor português, o poema épico “Prosopopeia”, foi considerado o marco inicial da literatura Barroca brasileira.
BIOGRAFIA:
Bento Teixeira nasceu em Porto, Portugal, no ano de 1561. Filho de Manoel Álvares de Barros e Leonor Rodrigues, cristãos-novos, veio para o Brasil em 1567, instalando-se na capitania do Espírito Santo. Estudou em colégios jesuítas, tentou seguir a carreira eclesiástica, mas desistiu.
Depois da morte dos pais mudou-se para Ilhéus, na Bahia. Em 1584 casou-se com a cristã Filipa Raposa. Formou-se em colégio na Bahia e em seguida mudou-se para Pernambuco onde, em 1590 abriu uma escola em Olinda e se dedica ao magistério e também ao comércio.
Acusado pela mulher de ser um mau cristão, passou a ser perseguido pela santa inquisição. Em 1594 foi julgado e absolvido pelo ouvidor da vara eclesiástica. Nesse mesmo ano, para defender sua honra, matou a mulher e refugiou-se no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Em 1595, durante uma tentativa de fuga, Bento Teixeira foi preso e enviado para Lisboa, quando admitiu sua crença judaica.
Na prisão, em Lisboa, Bento Teixeira dedicou-se a escrever “Prosopopeia”, poema épico, em oitava rima, com 94 estrofes, que exalta os feitos de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. A obra que seguiu o estilo de "Os Lusiadas" de Camões foi considerada pelos críticos como cansativa e laudatória, mas de valor puramente histórico, por representar os primeiros tempos da colonização brasileira. Posteriormente, foi considerada a obra de vanguarda do Barroco brasileiro.
Bento Teixeira faleceu em Lisboa, Portugal, no ano 1600.
OBRAS:
As informações relativas as suas produções são confusas, assim como sua biografia, muitas obras lhe foram atribuídas, algumas delas são:
Relações do Naufrágio: De acordo com os estudos de Varnhagen, a obra é de autoria de Afonso Luís, piloto de uma nau chamada "Santo Antônio", citada em Prosopopeia;
Diálogos das Grandezas do Brasil: Segundo Capistrano de Abreu, a obra é de autoria de Ambrósio Fernandes Brandão.
À vista disso, Prosopopeia foi sua única obra.
PROSOPOPEIA:
Publicada em 1601, como já dito, esta obra de grande valor histórico, relata a vida e o trabalho de Jorge de Albuquerque Coelho. Embora tenha sido originalmente publicada em Lisboa, é reconhecida por ser uma das primeiras obras da literatura brasileira, pelo fato de Bento Teixeira ter estudado e feito carreira no Brasil. Analisando sua estrutura, nota-se que é extremamente clássica, cheia de hipérbatos, seguindo paralelamente à obra de Camões.
Prosopopeia
Bento Teixeira
Estrofe LXXIX
"Com lágrimas d'amor e de brandura,
de seu Senhor querido ali se espede,
e que a vida importante e mal segura
assegurasse bem, muito lhe pede,
torna à batalha sanguinosa e dura,
o esquadrão rompe dos de Mafamede,
lastima, fere, corta, fende, mata,
decepa, apouca, assola, desbarata."
Fontes: