
Barroca
Autores e Obras
Literatura

Contexto Histórico
O Barroco é um estilo artístico que surgiu na segunda metade do século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado pelo excesso de ornamentos.
O termo Barroco possui mais de uma origem, sendo "pérola irregular, deformada ou imperfeita" a definição mais aceita, referindo-se ao exagero de enfeites, requintes e rebuscamentos. Representava uma oposição ao racionalismo do Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.
A influência do movimento barroco partiu da pintura, mas também chegou à arquitetura, escultura, música, e literatura, este último será o tema de nossa pesquisa mais aprofundada.

Características
O Barroco foi um período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas. O homem deste período buscava a salvação e, ao mesmo tempo, queria aproveitar os prazeres mundanos. Há a oposição do Teocentrismo ao Antropocentrismo.
As principais características do Barroco literário eram a linguagem muito rebuscada e obscura, o pessimismo e o uso de recursos como antíteses, metáforas, paradoxos e sinestesias, e muita intensidade, com presença de hipérboles.

No Brasil
O barroco brasileiro foi influenciado pelo barroco português, mas foi adquirindo características próprias com o tempo. A maior produção artística do barroco no Brasil ocorreu no chamado “século do ouro” (séc. XVIII) em Minas Gerais.
Temas frequentes na Literatura Barroca
-
Fugacidade da vida e instabilidade das coisas;
-
Morte, expressão máxima da efemeridade das coisas;
-
Concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas;
-
Castigo, como decorrência do pecado;
-
Arrependimento;
-
Narração de cenas trágicas;
-
Erotismo;
-
Misticismo;
-
Apelo à religião.
![]() | ![]() | ![]() |
---|